Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



marketing/comunicação política

06.09.15

A ausência desta distinção é talvez o maior problema da candidatura do PS às legislativas 2015.

Comunicação política é uma actividade genérica. Muito indiferenciada.
“O marketing politico afirma-se como um utensílio recente da comunicação politica. (...) É um conjunto de técnicas que têm como objectivo favorecer a adequação de um candidato ao seu eleitorado potencial, torná-lo conhecido do maior número de eleitores, criar a diferença em relação aos concorrentes” – Michel Bongrand em O Marketing Politico.

Em síntese, o marketing faz um diagnóstico, define um alvo a atingir, sabendo antecipadamente o que pensa esse segmento e qual o potencial de vitória que pode trazer à candidatura.

É o que está a fazer a PaF. Evitam a sobrexposição. A sua acção está dirigida para os indecisos que já votaram na direita. Procuram agora o contacto com esse eleitorado tentando mostrar que se justificou a politica seguida. Retomar uma ligação com alguém que já se conhece.

No PS a situação parece ser muito diferente.
Não é perceptível o alvo. Funcionários públicos? Desempregados? Reformados? Jovens? Descontentes em geral? Parece que o PS quer atingir todos. Não se posiciona de forma clara.
Uma vezes dirige a sua mensagem para a esquerda. Outras vezes diz que se identifica com Manuel Ferreira Leite.
Compromete-se mas não promete emprego....
Pretendem um registo de seriedade e moderação e em simultâneo fazem iniciativas de "tiro ao alvo" a dirgentes da coligação.
Criticam a exposição da mulher de Passos Coelho e depois colocam uma fotografia de António Costa com a mulher.

Não tem uma mensagem dirigida e, repetidamente, o líder é obrigado a clarificar o que disse anteriormente. O caso dos migrantes irem trabalhar para as florestas é mais um exemplo.

É estranho porque o PS tem tido colaboradores excelentes nesta área e António Costa é reconhecidamente um dirigente politico experiente em campanhas eleitorais.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:35




Pesquisar

Pesquisar no Blog  



Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D